Os pneus assimétricos possuem características únicas, mas compartilham de um fator compartilhado com qualquer tipo de pneu: é o único ponto de contato entre o chão e o seu veículo.
Muitos motoristas não consideram os desenhos dos pneus, o que resulta no fim prematuro da vida útil. Isso porque eles têm algumas regras de uso que possibilitam você a aproveitar com alto desempenho todo o tempo de vida deles.
Existem três tipos de desenhos de banda de rodagem: assimétricos, simétricos e direcionais. Cada um deles possui características únicas que influenciam diretamente a performance do seu carro na estrada.
Bora entender como cada desenho do pneu funciona!
O que são pneus assimétricos?
Os pneus assimétricos são aqueles que possuem desenhos diferentes em cada lado da banda de rodagem. Esse modelo permite que o pneu atenda diferentes requisitos de desempenho, como aderência no piso molhado, estabilidade em linha reta e precisão em mudanças de direção.
Boa parte dos modelos possuem o lado externo focado em maximizar a performance do carro em curvas, garantindo um alto nível de aderência. Enquanto o lado interno é desenvolvido para evacuar água com maior volume e precisão, melhorando também a estabilidade em linha reta.
O que é um pneu simétrico?
Já os pneus simétricos possuem um desenho diferente: os dois lados da banda de rodagem possuem o mesmo desenho. Ou seja: os lados interno e externo do pneu possuem a mesma disposição dos blocos e ranhuras. Os pneus simétricos têm como característica a oferta de uma condução suave e confortável.
E o pneu direcional?
Os pneus direcionais têm um padrão de desenho bem característico: a banda de rodagem possui forma de “V”, com ranhuras que direcionam a água do centro para o lado de fora do pneu. Embora pareçam pneus simétricos, os direcionais possuem diferenças em seu design que os tornam eficientes na expulsão de água e na aderência em piso seco.
No geral, a diferença entre os pneus está na forma como são projetados para atender a diferentes necessidades de desempenho.
Vantagens e desvantagens dos pneus assimétricos
Os pneus assimétricos são conhecidos por seu desenho diferenciado em ambas as partes da banda de rodagem, e oferecem benefícios específicos para o seu veículo:
- Excelente aderência em curvas.
- Bom desempenho em alta velocidade.
- Boa tração em condições secas e molhadas.
- Valor elevado frente aos pneus simétricos.
- Possui desgaste irregular acentuado caso não sejam montados corretamente
Vantagens e desvantagens dos pneus simétricos
Os pneus simétricos, por sua vez, apresentam uma estrutura uniforme entre o lado interno e externo, e possuem vantagens para determinados tipos de condução.
- Dirigibilidade suave e silenciosa.
- Desgaste uniformizado no longo prazo.
- Preço mais acessível
Vantagens e desvantagens dos pneus direcionais
Os pneus direcionais possuem uma estrutura especializada que otimiza o desempenho, especialmente em superfícies molhadas
- Excelente drenagem de água em condições de chuva.
- Bom desempenho em estradas molhadas.
- Ótima capacidade de tração
- Desgaste elevado caso seja montado de forma errada
Pneus assimétricos, simétricos ou direcionais: qual escolher?
A escolha de um desenho de pneu para o seu veículo depende de uma série de fatores, incluindo o seu estilo de direção, as condições do clima da sua região e orçamento que você tem disponível. No entanto, atente-se as medidas originais e os índices de carga e velocidade para rodar com tranquilidade.
E para promover a maior vida útil possível para os seus pneus, faça o rodízio correto e mantenha os pneus balanceados, calibrados e a suspensão do seu veículo alinhada. Aliás, a gente possui um artigo completo para ajudar você a fazer a manutenção do seu veículo.
Não se esqueça: se precisar de pneus novos, considere a maior loja de pneus do Brasil: a Venda Livre. A gente possui o maior catálogo e os melhores preços do mercado para você encontrar o pneu certo.